Segredos para conservar mais o seu figurino de Dança do ventre
- Alda Moura
- 6 de out. de 2022
- 3 min de leitura

Os figurinos de Dança do Ventre são peças caras, delicadas e raras, não é mesmo? Além de ter um alto valor significativo para nós bailarinas. Por isso, é muito importante sabermos cuidar dos nossos preciosos figurinos, para conservá-los e aumentarmos o tempo de vida deles. Mas como conservar mais o figurino? Para mim, o segredo está no pós dança. O momento em que nós acabamos de dançar até o próximo dia de usar o figurino é onde ele tem mais chance de estragar. No post de hoje, vou te contar alguns segredos para que o seu figurino de Dança do Ventre dure mais.
Veja só algumas ações que você pode fazer em determinadas etapas do pós dança, para conservar mais o seu figurino.
Acabei de sair do palco
Se você é igual a mim, fominha de apresentação, essa etapa pode ser a mais tensa, porque muitas vezes precisamos de trocar de figurino para a próxima entrada e o cuidado com o figurino pode ser deixado de lado.
Alguns segredos para o pós dança imediato:
- Separe os figurinos de cada apresentação em um saquinho, de preferência de tecido, para que ele possa respirar. Assim que acabar de dançar, coloque tudo dentro do saquinho de volta.
- Peça ajuda a uma #bellyamiga para tirar o figurino. Tem locais em que você não consegue alcançar sozinha e, sem ajuda, pode acabar aplicando um esforço maior, o que pode até rasgar o seu figurino. O bom de ter ajuda é que acelera o processo de tirar e colocar
- Se você ainda for vestir outro figurino, tenha uma toalhinha ou lencinhos umedecidos para secar o corpo e tirar um pouco do suor. Isso ajuda muito o próximo figurino.
Cheguei em casa após dançar
- Deixe o seu figurino respirar. Mesmo que esteja muito cansada, pelo menos abra a bolsa onde ele está guardado. Isso garante o mínimo de vento para o figurino
No outro dia
- Tire TODOS os alfinetes do figurino. Guardar com o alfinete pode enferrujar a região, danificando muito o seu precioso.
- Coloque os seus figurinos no sol do lado avesso, com a parte que tem contato com o seu corpo virado para o sol. Isso ajuda a eliminar bactérias e também a garantir que o figurino esteja todo seco.
- Confira se todas as peças estão esticadas, inclusive a alça do sutiã.
- Deixe por uns 30 minutinhos, não mais que isso. Deixar mais tempo pode danificar o tecido.
Para guardar
- Prepare um spray antisséptico caseiro (receita ao final da matéria) e borrife um pouco nos figurinos. Isso ajuda a eliminar as bactérias e conservar mais. Cuidado com a quantidade, é um pouquinho só pra não ter risco de mofar.
- Guarde os figurinos separadamente. Coloque em caixas organizadoras, saco à vácuo ou saquinho de tecido.
- Guarde o figurino em um local longe de umidade e traças.
- Repita o processo do sol a cada 3 meses mais ou menos.
Segredo extra: Se você já finalizou a temporada de apresentações com o figurino e irá guardá-lo por muito tempo, que tal mandar na lavanderia para fazer uma lavagem à seco? Mas ó, muita atenção na hora de escolher a lavanderia. Como dissemos no início, os nossos figurinos são preciosos, por isso pesquise um local de confiança.
São segredos simples e fáceis de cumprir, né Bellyssima? Seguindo essas dicas, seus figurinos irão durar bem mais tempo. Isso vale para a vida toda e todos os figurinos que passarem por você.
É preciso lembrar que, a qualidade do figurino, a idade dele e o esforço que ele sofre também impactam a conservação.
Receita Antisséptica
1 litro de água
1/2 copo de vinagre
1 colher de sopa de bicarbonato
1/4 copo de álcool líquido
2 colheres de sopa de amaciante
Quer aprender a como guardar o seu figurino da melhor forma? Assista esse vídeo no nosso perfil do Instagram https://www.instagram.com/reel/CehTij5pzO4/
Commentaires