top of page
Buscar
  • Foto do escritorAnisah Salihah

Como vencer a timidez para apresentar sua dança

Vencendo a timidez na dança


Dançar no palco pode ser desafiador. Afinal, você precisa se expor diante de um grupo de pessoas, e, ainda por cima, fazer novas coreografias e movimentos que podem te parecer estranhos e desconhecidos. Para muitas pessoas, a timidez é um dos principais obstáculos para se aventurar neste novo mundo. Embora isso possa parecer distante ou inatingível, é algo que praticamente todas as bailarinas de dança do ventre sentem em algum momento, e falar sobre esse assunto ajuda a aprendermos a lidar cada vez melhor com a situação. Essa postagem explica como vencer a timidez na dança sem perder o foco ou confiança em si mesma.


Entender as origens:


Você já pensou: "amo dançar mas fico com medo, fico tímida"?

O primeiro passo é entender a origem desse medo, pois, sabendo o motivo, é possível elaborar e superar.


Possíveis razões do medo:


Medo do julgamento alheio:


Pode até parecer irracional, mas frequentemente acabamos sentindo uma dependência da aprovação social. Vem desde sempre, pois somos uma espécie que vive em grupo, e não ter a aprovação da "tribo" há séculos atrás seria perigoso, literalmente. Não funciona exatamente assim mais, porém ainda estamos 'configurados' assim. Se sua timidez vem de: o que outras pessoas irão pensar? Se pergunte: qual a utilidade de me estressar pensando no julgamento das pessoas, se o julgamento pode ocorrer de qualquer forma?


Medo da desaprovação de alguém em específico:

Além do medo do julgamento alheio, acontece com frequência Seja alguém próximo ou as vezes é o tio aleatório que vc vê uma vez na vida e fica com medo dele não gostar. Se pergunte: Eu quero viver minha vida de acordo com a expectativa alheia? É possível q algumas pessoas tentem te colocar pra baixo para os sonhos que vc busca, mas isso só diz sobre elas e não sobre vc.


Medo de você mesma não se agradar

"E se eu nunca conseguir ser boa?"

" e se meu shimmie nunca ficar perfeito?"

Eu te pergunto:


E DAI?


Curta o processo e não foque apenas no resultado logo de cara. Todas nós e todas as profissionais mais incríveis que você admira aí já foram iniciantes que não sabiam nem o que era shimmie. Mas como chegar em outro nível sem passar por essa fase? Para evoluir precisamos passar pelo momento onde é difícil, onde o movimento não sai.


Perceba que eu falei de dança, mas isso serve para qualquer coisa na sua vida. Buscar uma nova profissão, criar um jeito novo de fazer as coisas, participar de competições... Não deixe nada bloquear sua iniciativa. E não corte suas próprias asas!

28 visualizações

Comments


bottom of page