Como diferenciar os 3 ritmos árabes mais comuns (e parecidos rs)
- Anisah Salihah
- 23 de jun. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 4 de jan. de 2023
Em músicas árabes no geral, existem 3 ritmos que aparecem com uma frequência maior que os outros, que são:
Saidi
Masmoud Saghir (comumente conhecido como ritmo Baladi)
Maqsoum
Esses três ritmos são super comuns e super parecidos, e isso causa com que muitas bailarinas os confundam, principalmente por todos serem ritmos de 4 tempos. Isso inclusive facilita a transição de um ritmo para outro na música. (Fica fácil pra música, mas difícil pra gente kkkkkk)
Então vamos entender as diferenças:
Saidi:
Dum Tak – Dum Dum – Tak
Masmoud Saghir:
Dum Dum – Tak Dum – Tak
Maqsoum:
Dum Tak – Tak Dum – Tak
Olhando assim dá para perceber como são parecidos, né? A diferença deles está simplesmente na posição de um Dum ou de um Tak, mas aqui abaixo listo algumas formas para facilitar sua memorização:
Saidi:
Tem sempre dois dums no meio. É um ritmo presente nos folclores mas não somente. Aparece em rotinas orientais e outras músicas também. Pode ou não ter dois Dums no início. - Com dois Dums no inicio fica: Dum Dum – Dum Dum – Tak.
Masmoud Saghir:
Sempre começa com dois Dums. Consequentemente, cria uma atmosfera com uma sensação um pouco mais "pesada", que, normalmente pode dar a vontade de fazer movimentos mais fortes (principalmente com o quadril).
Maqsoum:
Nunca tem dums em sequência juntos, passando uma sensação um pouco mais leve que o Masmoud Saghir e o Said.
Se esse conteúdo faz sentido para você, e você quer aprender mais sobre a música árabe e a musicalidade na dança do ventre, acompanhe @bellyestuda nas redes sociais!