top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlda Moura

9 lições do livro Mini Hábitos que você pode aplicar em sua dança

Há uns anos atrás eu li o livro Mini Hábitos e nunca me atentei para usar os ensinamentos dele na dança, não sei porque cargas d’água 🤷‍♀️ No ano passado, a minha faculdade começou a exigir muito mais de mim e eu me vi passando muito tempo longe da dança. Eu só conseguia treinar sábado de manhã e confesso que nem era toda semana. Dediquei muitas sessões de terapia pra isso, entrei pra um clube de rotina criativa e acabei me reaproximando dos conceitos dos mini hábitos.


Era tudo que eu precisava pra conseguir voltar a treinar os meus pontos fracos e não morrer no processo.


Por isso eu decidi compartilhar com vocês esse processo e elaborei 9 ensinamentos sobre o livro mini hábitos para aplicarmos à nossa dança.

1- Fazer um pouquinho é MUITO maior e mais eficaz do que não fazer nada

Eu falo isso como algo bem realista mesmo: nem sempre é possível treinar muito, muito menos todos os dias (principalmente se a dança não for a sua atividade principal, assim como não é a minha). É melhor fazer pouco, mas continuar fazendo, do que não fazer nada!

Recentemente postamos uma conta lá no Instagram e teve muita repercussão, olha só:

✨ Se eu fizer 1min de shimmie todos os dias, eu faço mais de 6h só de shimmie por ano.

✨ Se eu fizer 5 agachamentos todos os dias, eu faço 1825 por ano.

✨ Se eu fizer 3 camelos só nos dias úteis, eu faço 760 repetições em 1 ano.

2- Os mini hábitos são pequenos demais para fracassar

É praticamente impossível olhar para os mini hábitos e não executá-los, porque eles são ridiculamente fáceis de fazer. Fazer 1 único giro, 1 único movimento que você tenha dificuldade.

3- A motivação não é confiável

A motivação depende das nossas emoções e sabemos que as nossas emoções podem variar por várias coisas. Todos nós passamos por dias melhores e outros não tão bons, e o hábito precisa ser sólido e constante. Por isso, confiar somente na nossa motivação para fazer algo pode falhar, porque dependemos de estar mais motivado para fazer algo do que outras coisas (e sabemos que não é tão simples quanto parece né?)

4- Os mini hábitos não concorrem com outros hábitos que você já tem e com a sua rotina

Nós precisamos nos lembrar que fazemos muitos outros hábitos e treinos no nosso dia a dia e na nossa vida dançante. Então, para implementar algo novo, isso não pode brigar com a nossa vida. Os mini hábitos são perfeitos nisso, porque eles são pequenos demais para brigar.

Por exemplo: eu estou treinando para uma competição, então eu tenho os meus dias de ensaio e o que preciso melhorar para aquela ocasião específica. Mas eu também quero melhorar os meus giros, então todo santo dia eu vou dar 1 giro bem executado. Isso não vai atrapalhar o meu treino pra competição e a longo prazo vai me ajudar muito.

5- Quando qualquer comportamento se torna um hábito, isso faz muita diferença

É melhor ter o hábito de fazer 1 giro por dia do que 20 giros de vez em quando. “Só os hábitos podem crescer e se fortalecer.”

Fora que você tem total liberdade para fazer mais giros no dia que estiver mais animada. O meu mini hábito é 1 giro todo dia, mas com uma frequência muito alta eu faço bem mais que 1. Isso só acontece porque eu tenho hábito de fazer 1.

6- Os mini hábitos proporcionam autonomia

Você vai definir uma meta diária e vai conseguir cumprir. Depois que cumprir o requisito diário, você poderá fazer o que quiser (continuar ou parar) e ter a sensação de dever cumprido, sem culpas ou ressentimento. Com os mini hábitos, você ganha liberdade para explorar comportamentos saudáveis.

7- Novos hábitos estão fora da zona de conforto, por isso os mini hábitos ajudam a explorar de forma fácil

Eu sempre soube que preciso melhorar meus giros, isso ainda é algo fraco na minha dança (totalmente fora da minha zona de conforto), mas eu nunca achei tempo para incluir isso na minha rotina de treinos (na verdade eu nunca priorizei). Com os mini hábitos, eu sai da zona de conforto de uma forma tranquila (pô, é 1 giro só né?)

Exercício legal para você fazer: Escolha 1 movimento que você tem dificuldade (exemplo: giro, ovinho, redondo para o lado esquerdo) e acredite no potencial do sistema dos Mini hábitos para melhorar este movimento. Faça uma única repetição deste movimento todos os dias e me conta o resultado daqui um tempo.

8- Escolha somente 1 mini hábito por vez e dedique-se até tornar hábito

Depois dessa conversa toda, esse aqui é quase autoexplicativo né? Escolha somente 1 mini hábito por vez e trabalhe nele. Se você escolher mais do que 1, o sistema todo falha, porque já não é mais somente 1 coisa simples por dia, se torna 2 e já dificulta, né?

9- Começar devagar é mais fácil e responsável consigo mesma

Você precisa pegar leve com você, miga. Ta todo mundo cheio de coisas e emoções (e ainda estamos no meio de uma pandemia). Por isso que os mini hábitos são a melhor forma de você incluir a dança pertinho de uma forma leve e saudável. Você consegue botar check em uma tarefa todo dia, ter a sensação de dever cumprido, evoluir dia após dia e não se matar por isso


Foto de capa: Reprodução via Blog da Companhia. Disponível em https://www.blogdacompanhia.com.br/conteudos/visualizar/Semana-quatrocentos-e-vinte-e-cinco

52 visualizações

2 Comments


neisesoares99614
Oct 06, 2021

To usando um mini hábito, estou trabalhando movimento com o tronco, tipo batida lateral de quadril (que vcs do bellyestuda me passaram, num post) e meu tronco já está correspondendo melhor um pouquinho 😍💜💙

Like
bellyestuda
bellyestuda
Oct 11, 2021
Replying to

Eii Neise, muito obrigada por compartilhar conosco! Ficamos muito felizes em saber que os mini-hábitos já estão te dando retorno 😍💜

Like
bottom of page