top of page
Buscar
  • Foto do escritorAnisah Salihah

4 formas de memorizar coreografias mais rapidamente


Desenhos de bailarinas de dança do ventre com figurinos de dança do ventre executando coreografia

Memorizar uma coreografia é um processo exaustivo. Espera-se que você pense não confunda os passos, e esteja preparada para executá-la com qualidade técnica, expressão corporal, expressão facial e leveza. Se isto soa como muita pressão, é porque é! A pressão de entregar a qualidade da sua dança e não errar a coreografia pode às vezes ser a parte mais difícil de se ser bailarina de dança do ventre.


Dito isto, dançar uma coreografia sem se perder também é uma das partes mais gratificantes de se ser bailarina. Sair do palco com a sensação de dever cumprido é uma sensação que não há nada igual. Se você gosta de dançar, então memorizar uma coreografia de forma mais rápida deve ser definitivamente um objetivo para você como bailarina de dança do ventre. Aqui estão formas de ajudar você a memorizar coreografias mais rapidamente:


1. Executar a coreografia sem a música

Acredito que essa é uma ótima forma de exercitar sua memória, não só pela coreografia mas pela prática de memorização mesmo. Você inicia pelo primeiro passo da coreografia, e cria uma conexão sempre do passo anterior com o próximo. Sempre que esquecer, volte do início e perceba qual a emenda de um para outro.


Dessa forma você sempre sequencia qual movimento vem após o outro.


2. Foque nos trechos que vc sempre esquece

Por exemplo: se, toda vez que tenta executar a coreografia você se esquece de um movimento específico, pense exclusivamente nesse movimento durante toda a execução da sua dança durante os treinos.


Ex.: Se você sempre esquece do braço de serpente no meio da coreografia, fale assim pra você: "na dúvida, faço braços".


3. Trabalhe sua concentração

Agora, se você a cada momento se esquece de um passo diferente, Isso geralmente significa que você está se desconcentrando ou se distraindo com algo. Comece eliminando pontos de distração do seu espaço de treino, e também faça exercícios de mindfulness, que são muito interessantes para trabalhar a atenção plena e concentração.


Indicação da Anisah: App Insight Timer -> Pesquise dentro do app por "concentração"


4. Analise o estímulo a partir da música

Além de fazer todos os pontos acima, é muito interessante associar os sons da música com os movimentos, isso torna o seu reflexo muito mais natural. Porém, para isso é necessário que você tenha a música muito fixa em sua mente, e exercícios de mapeamento musical podem te ajudar muito nisso.



Obs.: No item 1 eu mencionei a possibilidade de fazer sem a musica. É importante entender que é uma ótima técnica para ajudar a decorar, mas que não se pode deixar de lado a associação com a música, pois, sem ela você pode dançar a coreografia na ordem correta dos passos, mas ficar totalmente fora da música, e ninguém quer isso, não é mesmo?



Finalmente, quando você tiver feito todo esse processo, é importante dar um passo atrás e trabalhar os pontos de melhoria da coreografia. Esta é uma ótima maneira de ter certeza de que tudo está se encaixando como deveria. É importante levar seu tempo com ela e certificar-se de que tudo esteja da melhor forma possível antes de executá-la no palco.

55 visualizações

Comments


bottom of page